
MEMÓRIAS E REMINISCÊNCIAS DA CAPOEIRA PIAUIENSE: Trajetória biográfica e o legado educacional do mestre Caramuru
Neste relatório apresentamos os resultados produzidos no processo das atividades da pesquisa desenvolvida no estágio de Pós-Doutoramento, no Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, na Linha de História da Educação, sob Supervisão do Professor Doutor Charliton José dos Santos Machado.
A pesquisa apresenta a história de vida de Mestre Caramuru, capoeirista, artesão, poeta e líder comunitário, na construção da memória histórica da cultura capoeira, expressão cultural legitimamente brasileira, suas interfaces, relações práticas, representações e contribuições pedagógicas em cotidianos educativos escolares e não escolares, considerando o processo histórico de inserção das culturas populares, entendidas enquanto práticas educativas não formais, nos espaços institucionais de educação formal.
O estudo teve como foco central o Projeto Capoeira Nota 10, planejado e desenvolvido por Mestre Caramuru em escolas públicas da cidade de Luis Correia/PI por um período de oito anos. Discutimos, a partir da temática da história e memória e ancorados nas teorias da biografia histórica e abordagens autobiográficas a questão das relações entre história vivida e a busca pela compreensão e pela explicação do vivido, empregando a narrativa autobiográfica e concedendo importância a vivência experiencial desse personagem, sua vida e obra, notadamente quando essa história, tal qual a de muitos indivíduos, é tratada como de pouca importância, e, não raro, fragmentada, esquecida e silenciada no campo da História da Educação.
Em nossas reflexões conclusivas, dentro do tempo disposto à realização de uma investigação de Pós-Doutoramento, demonstramos como o projeto Capoeira Nota 10! se constituiu em uma excelente ferramenta pedagógica na educação escolar de jovens, contribuindo na ampliação de sua formação geral, dada as possibilidades de descortinar novos horizontes culturais e profissionais.
